quarta-feira, 13 de julho de 2011

Formandos do CEF de Jardinagem/Espaços Verdes realizam jardins ornamentais


Os formandos do Curso de Educação e Formação de Jovens da área de Jardinagem/Espaços Verdes, promovido pela Die Apfel no concelho de Vieira do Minho e financiado pelo QREN, POPH, Estado Português e Fundo Social Europeu (FSE) estão a realizar alguns jardins ornamentais, no concelho.
De acordo com a formadora responsável pela iniciativa, Engª Raquel Viana, “a constituição de um jardim é determinada por diversas variáveis, designadamente a área que temos disponível, o meio ambiente (que permite determinado tipo de culturas), a arquitectura local e as funções que queremos que o jardim assuma”. Assim, e como se pode constatar, apenas os profissionais habilitados, como será o caso dos formandos do Curso de Educação e Formação de Jovens de Jardinagem/Espaços Verdes, estão habilitados para o desenho, construção e manutenção de um jardim.
Nas visitas de estudo efectuadas aos diversos jardins existentes no concelho de Vieira do Minho, quer públicos, quer particulares, “o grupo constatou que os jardins dispõem de diversos ambientes que, por seu turno, desempenham funções distintas: ornamental uma zona nobre de um edifício/residência, preencher um espaço vazio, dar alguma privacidade ao edifício/residência, criar áreas de lazer e potenciar a sombra, entre outras funções”.
Depois de terem aprendido as diversas especificidades inerentes ao desenho, constituição e manutenção de um jardim, os formandos iniciaram um projecto de criação de um jardim ornamental, cujo objectivo é aplicar aqueles conhecimentos, motivar os formandos para a área de formação e aproximá-los da prática profissional.
                      
Jardim em miniatura constituído pelos formandos do Curso de Educação e Formação de Jovens de Jardinagem/Espaços Verdes, promovido pela Die Apfel

Um comentário:

  1. Muito giro e simples de fazer. Utilizaram materiais recicláveis na construção dos jardins?

    ResponderExcluir