Os formandos do Curso de Educação e Formação de Jovens da área de Jardinagem/Espaços Verdes, promovido pela Die Apfel no concelho de Vieira do Minho e financiado pelo QREN, POPH, Estado Português e Fundo Social Europeu (FSE) têm cumprido um plano de manutenção do Parque Florestal de Vieira do Minho, com o apoio da equipa de formadores. De acordo com Ana Vasconcelos, técnica de apoio ao Curso, “a condução, manutenção e conservação do parque florestal implica um trabalho concertado entre os elementos da equipa pedagógica e o cumprimento de um plano rigoroso, mas estes formandos gostam de desafios!”
De acordo com a formadora Engª Raquel Viana “os parques florestais desempenham um papel crucial na produção, protecção do solo e da água, no fomento cinegético e silvopastoril”. Adiantou, ainda, que “para além disso desempenham um papel preponderante na atracção de turistas. Aliás, nas últimas décadas, assistimos a uma tendência crescente, por parte das populações, para a utilização dos espaços silvestres para o recreio e lazer, daí a necessidade de mantermos estes espaços bem conservados”.
Este plano, que resulta de uma parceria estabelecida entre a Die Apfel e a Associação Florestal de Vieira do Minho, tem permitido a realização do corte de relva e ervado, limpeza total do espaço verde (varrer as folhas, lixo e resíduos em geral), algumas pequenas intervenções em cortes de sebes e podas de arbustos, sementeiras de plantas e reabilitação de viveiros existentes e actualmente abandonados, manutenção do sistema de rega, programando o sistema existente e criação de compostagem com resíduos resultantes da recolha em toda a área verde. De acordo com Benedita Aguiar, Directora Pedagógica da Die Apfel, “esta iniciativa permite melhorar as condições do parque florestal e, cumulativamente, aplicar os conhecimentos que os formandos têm vindo a adquirir desde o início do Curso”. Assim, “estes formandos ficarão aptos para realizar tarefas com algum grau de complexidade e, de facto, isso só é possível se proporcionarmos aos formandos actividades práticas e motivadoras”. Benedita Aguiar referiu, ainda, “que a realização destes trabalhos só é possível, porque contamos com uma equipa de formadores muito disponíveis e motivados para o trabalho com estes jovens.”
No Ano Internacional das Florestas, estes formandos têm dado um exemplo marcante na preservação dos nossos espaços florestais.
Limpeza e conservação do Parque Florestal de Vieira do Minho
Formandos realizam Jardins Ornamentais
Os formandos do Curso de Educação e Formação de Jovens da área de Jardinagem/Espaços Verdes, promovido pela Die Apfel no concelho de Vieira do Minho e financiado pelo QREN, POPH, Estado Português e Fundo Social Europeu (FSE) realizaram alguns jardins, de pequena e média dimensão, com o objectivo de aplicarem os conhecimentos adquiridos nos módulos da componente tecnológica.
Patrícia Rodrigues, formadora com ampla experiência na construção e manutenção de jardins, deu a conhecer ao Jornal de Vieira do Minho alguns trabalhos efectuados pelos formandos e que implicaram um “elevado empenho por parte dos formandos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário